quarta-feira, 29 de abril de 2009

Almas Gêmeas





Há quem afirme seguramente que as almas gêmeas vivem muitas vidas e se encontram, de uma maneira ou de outra, em todas elas. Numas, conseguem ficar juntas pelo amor; noutras, porém, enfrentam dificuldades e sofrimentos tão grandes que não é possível a união desejada. O encontro é doloroso, ainda que ofereça a possibilidade da evolução.
Certamente esta crença está baseada justamente neste conceito da evolução espiritual. Embora eu também acredite nisso – no intuito de estarmos aqui para evoluir – o fato é que não me arrisco a afirmar, com certeza absoluta, que já vivi outras vidas. Se vivi, não me lembro e creio que haja uma razão muito justa para que nem eu e nem ninguém se lembre tão facilmente, caso seja esta a sina das almas. O fato é que o foco não é o que a gente viveu, mas o que pode viver, aqui e agora.
Então, penso que é melhor nos concentrarmos nesta vida e nos empenharmos para viver nesta o privilégio do encontro. Afinal de contas, cada dia é uma escolha que fazemos. Cada minuto nos direciona para um lado ou para outro. É a soma de nossas atitudes e escolhas que nos leva (ou não) ao lugar certo, na hora certa, para que o tão esperado encontro com a alma gêmea nossa aconteça.
Além do que, independentemente do número de vidas que já vivemos ou iremos viver, é sempre esta a que mais conta, para que possamos sair desta dimensão melhores de quando entramos.
Creio que se seguir a voz do meu coração, tentando voltar sempre ao verdadeiro caminho, o encontro acontecerá. E mais do que saber, é essencial que nos permitamos sentir. Mais do que certezas (que não existem, na verdade!), precisamos arriscar. Mais do que esmorecer, desacreditar ou perder o desejo de experimentar o amor, precisamos nos entregar e mergulhar na vida. Assim, todo o mais se realiza, inevitavelmente!
Entretanto, se realmente acredito que as respostas já estão dentro de cada um de nós. Por que deveria acreditar que eu tenho algum segredo para contar sobre como encontrar a alma gêmea?
O fato é que, embora sejamos genuinamente sábios, é através do exercício de compartilhar a sabedoria individual que nos tornamos pessoas completas e imensuravelmente mais preparadas para a vida e para o amor.
Todos os que passam pela nossa vida em busca de seu grande amor acrescentam à sua história os seus predicados exclusivos, iluminam nossos passos rumo ao próprio coração e contribuem para que nos tornemos um ser humano melhor, mais preparado para o encontro com a nossa alma gêmea.
Todos escrevem ao menos uma linha de sua história e, independentemente do tempo que permanecem, farão parte dela para sempre, pois podemos, com cada uma dessas pessoas, estar mais próximo de si e, assim sendo, de sua busca pessoal, da nossa missão de vida.
O que quero dizer é que ninguém sabe tudo e todo mundo sabe alguma coisa. É a humildade de ensinar e, principalmente, a de aprender que nos torna aptos à felicidade.
Jorge Versilo cantou lindamente em Monalisa esta verdade:

...Tudo que se foi vivido
Me preparou pra você
Não se ofenda
Com meus amores de antes
Todos tornaram-se pontes
Pra que eu chegasse a você...

LI

Um comentário: